Como posso ficar bonita com minhas alergias?

July 2, 2015

    Convidei a Dra. Luciana Simões, dermatologista para um rápido bate papo, aqui no Blog da Jac.

  O mundo parece até que está ficando alérgico... kkkkkk. Com o avanço da tecnologia, temos descoberto os causadores de muitas alergias, então, diante desse mote, elaborei algumas perguntas para a doutora Luciana. Seria muito bom, que você também participasse e fizesse suas perguntas, se possível, tiraremos suas dúvidas.

 

Pergunta: Quem tem alergia a esmalte e é vaidosa, gosta de ter suas unhas pintadas, tem alguma solução?

 

Resposta: A alergia a esmalte tem sido um motivo crescente de consultas em dermatologia. É impressionante que até crianças têm sido alvo deste problema. Talvez isso possa ser justificado pelo contato cada vez mais precoce com este tipo de cosmético e o seu consumo em ampla escala.

 

P: Quais são os sintomas desta alergia?

 

R: As manifestações clínicas desta alergia aparecem na face, principalmente nas pálpebras, devido à fina espessura da pele desta região e o contato das mãos com o rosto.

 

P: As principais queixas são vermelhidão, inchaço e prurido (coceira) em pálpebras e região perioral. Como confirmamos o diagnostico? Existem exames para isto?

 

R: O diagnóstico pode ser confirmado pela realização do teste Epicutaneo de contato que vai apontar o alergeno implicado. Os principais alergenos envolvidos são: formaldeído, tolueno, dibutilftalato, mica, cloreto de cobalto, colofônia e anilina. O tratamento realmente requer o afastamento do agente alergênico.

 

P: Existem no mercado, produtos para deixar as unhas das alérgicas coloridas? Ou, infelizmente elas não podem pintar as unhas?

 

R: No mercado estão disponíveis esmaltes 3free, 4free, 5free e hipoalergênicos de diversas marcas. Cada marca tem sua peculiaridade e é imprescindível que a consumidora consulte na composição do esmalte se a substância apontada no teste alérgico está ali presente.

Marcas como Risqué, Colorama, Granado, Revlon, entre outros disponibilizam linhas de esmaltes acima descritas.

 

P: É frequente a alergia a batom?

 

R: Existe sim, porém é menos frequente. Os sintomas são fissuras nos lábios, prurido, edema, eritema.

 

P: E alergia a outros produtos de maquiagem?

 

R: Bom, aí já se trata de um diagnóstico mais raro. Os sintomas são semelhantes e também exigem teste de contato. Persiste a necessidade de consultas aos componentes da maquiagem que se deseja usar, evitando as que contenham a substância que provoca os sintomas.

 

P: Geralmente, você gosta de alguma linha de cosmético em especial?

 

R: Gosto muito de indicar a Clinique.

 

    O Blog da Jac agradece a participação da Dra. Luciana Simões nesse bate papo informal sobre alergia aos cosméticos em geral.

 

Dra. Luciana Simões

DERMATOLOGISTA

RESIDÊNCIA MÉDICA NO HUOC ( Hospital Universitário Oswaldo Cruz)

TÍTULO ESPECIALISTA SBD 

CONSULTÓRIO: RUA DA HORA, 366 SALA 12, ESPINHEIRO/RECIFE/PE.

( 81) 88114000, 30317548, 30319458. 

 

Please reload

  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • YouTube - White Circle
Navegue com a Jac:
Destaques

Pelos sertões que andei... de Recife a Petrolina

July 31, 2017

1/7
Please reload

Please reload