Watsu - Fisioterapia Aquática

December 14, 2015

    Flutuar sobre as águas mornas, sentir o corpo deslizando, sem gravidade, deixar que a paz invada o seu interior e sentir-se extasiado pela ação da cura no corpo, mente e espírito.

 

    É exatamente isto o que sentem os pacientes da Clínica Rogério Antunes que fazem o Watsu, que é uma das mais bem sucedidas técnicas da fisioterapia aquática.   Suave e eficaz, o Watsu leva o paciente a um relaxamento profundo, ocasionado pela ausência da gravidade.  Esta técnica de relaxamento corporal é sucesso  absoluto nos grandes centros de saúde do mundo, principalmente o continente Europeu.

    Alemanha, Suíça e Estados Unidos são países que já fazem uso desta técnica como mais valioso recurso terapêutico. Tendo como seu criador o americano Harold Dull mestre em zen-shiatsu, a técnica foi aprimorada e adaptada para a água com a temperatura de (35° C) exatamente para que sejam potencializados os efeitos do relaxamento.

    Sendo conduzido habilmente pelo terapeuta, o paciente flutua livre, o terapeuta realiza massagens, alongamentos, trações estimulando os canais de energia corporal que associados à água aquecida provocam um total relaxamento, aliviando as tensões. 

    Os resultados são fantásticos e em curto prazo, os benefícios que o Watsu trás são constatados por pacientes que chegavam à clínica referindo dores, muitas dores causadas por fibromialgia, artrite/artrose, estresse muscular, disfunções posturais, insônia, depressão, ansiedade, dores na coluna etc. 

    Na Clínica Rogério Antunes, a técnica do Watsu é aplicada pela fisioterapeuta Caroline de Cássia Batista de Souza, que se sente feliz com a grande satisfação dos seus pacientes e os benefícios causados pela aplicação do Watsu.

 

    Pacientes que chegavam à clínica se queixando de dores articulares e musculares, falta de sono, ansiedade e intenso estresse estão conseguindo diminuir consideravelmente as dores, dormir bem, diminuir o estresse e obter uma melhor qualidade de vidas.

    O Blog da Jac se fez presente na Clínica Rogério Antunes e participou de uma sessão de Watsu com a Dra.Carol, que foi vivenciado por Jacqueline, que nos descreve sua experiência:

 

    “Iniciamos um balé aquático, com movimentos cadenciados e suaves. Em pouco tempo minha memória afetiva me transportou ao útero materno... Um silêncio profundo, onde só se ouvia o som de dois corações. Chego a travar um diálogo com minha mãe, um novo sopro placentário, fazendo-me relaxar e me entregar a essa dança. Neste momento pude conversar questões muito importantes que estavam enterradas na memória e pude compreender, perdoar e sentir uma grande compaixão... Que momento mágico! Cheguei ao cume da montanha e juntas choramos, pois já estava na hora do parto e eu precisava atravessar o canal estreito e romper a barreia que me separava do mundo... E como em todo o parto durante o nascimento meu EU interior gritou e eu chorei ao final desta maravilhosa viagem.”

 

 

 

 

 

 

 

Dra. Caroline de Cássia Batista de Souza

 

Fisioterapeuta com Especializações em Fisioterapia Aquática e Morfologia. Faz parte do corpo docente do curso de Fisioterapia da Faculdade São Miguel e compõe a equipe de Fisioterapeutas da Clínica Rogério Antunes. Participa do Projeto de Extensão, PróParkinson: serviço de assistência fisioterapêutica ao paciente com doença de Parkinson do Hospital das Clínicas/UFPE. Também possui os cursos de formação em Watsu, Bad Ragaz e Halliwick. Dedica-se ao Watsu desde 2009. Em 2013, pôde desfrutar do privilégio de compor a equipe técnica de instrução junto ao criador do método Wastu: Harold Dull.

Please reload

  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • YouTube - White Circle
Navegue com a Jac:
Destaques

Pelos sertões que andei... de Recife a Petrolina

July 31, 2017

1/7
Please reload

Please reload