Barra de Camaratuba/ PB

February 2, 2016

    Uma das mais belas praias do litoral Paraibano é, sem sombra de dúvidas, a Barra de Camaratuba.  Situado no litoral sul este pequeno vilarejo nos surpreende pela sua beleza singular.  210 quilômetros separam o Recife desse verdadeiro paraíso que nos deslumbra logo na chegada com uma estrada novinha e bem sinalizada que margeia uma usina de energia eólica fascinante, impossível não se impressionar.  Com uma praia de mar aberto lindíssimo, Barra de Camaratuba desfila sua beleza com simplicidade e maestria.

 

 

  Com pouquíssimas construções o lugar nos remete ao sonho de estar numa praia particular, principalmente pela manhã. 

 

 

    Quando a maré está cheia, as ondas são gigantes se tornando ponto de encontro de surfistas e praticantes de esportes à vela.  O encontro do rio com o mar é algo magistral, com quiosques servindo o melhor da culinária Paraibana, não podendo faltar os maravilhosos frutos do mar também. 

 

 

    Há 300 metros rio adentro, nos maravilhamos com a aldeia dos índios Potiguara, oriundos daquela região, primeiros donos daquele pequeno paraíso.  Vivendo da pesca e do artesanato. 

 

    Fomos recebidos na aldeia pela índia Maria que nos convidou para conhecer as ocas (moradias indígenas) e forneceu os acessórios usados pelos índios para incorporarmos o espirito indígena e fazermos esta matéria.  Os índios Potiguaras são simpáticos, gentis e divertidos, são de uma das etnias Tupi, notáveis por serem capazes de resistirem por tanto tempo utilizando um complexo sistema de alianças com ingleses e franceses. 

 

 

     Fui chamada de índia albina e as crianças logo correram para tirar foto comigo ( Jacqueline).

 

     O ecoturismo é um dos pontos fortes de Barra de Camaratuba, a trilha do caranguejo uçá nos leva rio à dentro conhecendo mangues e desenvolvendo uma sensibilização ecológica aos visitantes deste belíssimo lugar, principalmente pela preservação da mata atlântica e dos manguezais.

 

    Estivemos hospedados em uma ótima e acolhedora pousada, que nos recebeu com um bom serviço e simpatia.  A pousada Porto das Pedras fica à beira mar nos proporcionando uma visão privilegiada deste paraíso chamado Barra de Camaratuba.

 

 

 

 

 

 

Please reload

  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • YouTube - White Circle
Navegue com a Jac:
Destaques

Pelos sertões que andei... de Recife a Petrolina

July 31, 2017

1/7
Please reload

Please reload