O Segredo está nos Telômeros III

May 31, 2018

    Você sabia que pode ajudar o seu corpo a proteger suas células? Então, vamos lá aprender com as autoras do livro O segredo está nos Telômeros o que de verdade aumenta os telômeros.

    Ômega 3, mesmo sendo difícil saber o quanto o seu corpo vai absorver, mas deve ser suficiente comer peixe várias vezes por semana ou tomar 1g de óleo de peixe (ômega 3) diariamente, ou comer algas marinhas (meia porção) diariamente.

    Atividade física: tanto a falta como o excesso encurtam os telômeros. Tudo gira em torno do cortisol, hormônio liberado pelo corpo (hormônio do estresse). Segundo o livro, quando você pratica exercícios regularmente menos cortisol será liberado.

    “Se você quiser evitar os três problemas mais comuns da meia idade – estresse, acúmulo de gorduras na barriga e alta taxa de açúcar no sangue-, pratique atividade física.”

    Quais exercícios aumentam os telômeros?

HIIT (High-intensity interval training): exercício intervalado de alta intensidade e como complementação musculação, para manter ou melhorar a densidade óssea, massa muscular, o equilíbrio e a coordenação- todos eles são vitais para um bom envelhecimento.

   

Como tudo Isso ocorre?

Com a prática dos exercícios físicos, segundo as autoras, inicia-se a autofagia (O termo autofagia deriva do grego e significa "comer a si próprio", ou seja, a célula digere partes de si mesma), que é a atividade de limpeza na célula que recicla as moléculas danificadas.

 

 

    Sono restaurador: Para se ter telômeros mais longos é necessário se ter 7h de sono ou mais e agora? É preciso aprender a desacelerar... Não podemos ficar com a mente em alta velocidade até a hora de dormir é preciso encontrarmos uma transição suave para ter um sono tranquilo. Todos os dia tenho me policiado para que antes das 23h eu já esteja na cama, o ideal seria cada vez mais cedo, ao cair da noite comece a desacelerar... Como eu faço isso? Elas têm uma dica!

    Luz azul suprime a melatonina, o hormônio que induz ao sono. E onde tem essa luz? Nas telas dos tablets, TV, computador, tente evitar essas telas 1h antes de ir deitar.

    Tente minimizar os efeitos da apneia do sono, do ronco e da insônia, busque ajuda com um profissional qualificado. Cinco rituais para a hora de ir dormir que podem ajudar:

  1. Passe 5 minutos em transição (respiração consciente, meditação ou ler um livro)

  2. Ouça músicas relaxantes, hoje tem aplicativos para isso;

  3. Crie um “clima” (use óleos, acenda velas, faça automassagem e por fim escureça completamente o ambiente;

  4. Um chá quente de ervas 1 h ou mais antes de ir dormir, pois o sono pode ser perturbado com idas ao banheiro.

  5. Pratique alongamentos ou ioga suave.

    Eu tenho usado 2 aplicativos que tem me ajudado muito nos dias mais agitados, são:

Insight Timer

RelaxApp

 

    Bom, pessoal, ficamos por aqui hoje, mas a semana que vem voltamos falando sobre alimentação saudável para aumentar os telômeros, um beijo no coração e até a próxima!

 

Please reload

  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • YouTube - White Circle
Navegue com a Jac:
Destaques

Pelos sertões que andei... de Recife a Petrolina

July 31, 2017

1/7
Please reload

Please reload