O Segredo está nos Telômeros IV

June 14, 2018

    Chegamos a parte que mais esperávamos! Kkkkkk. O que comer para aumentar nossos telômeros? As autoras são categóricas: “Ao invés de fazer dietas que restrinjam calorias, concentre-se em ser fisicamente ativo e a consumir alimentos saudáveis.”

 

    E agora, Jac? Depois que despertei com uma vontade enorme de rejuvenescer e recuperar a saúde perdida, resolvi que era hora de mudar. Se tudo gira em torno do metabolismo da insulina, é claro que o açúcar está fora dos alimentos saudáveis que devo consumir, né? O mais importante para a saúde dos telômeros: “é a barriga e não IMC que importa”, a circunferência abdominal, pois a gordura intra-abdominal é problemática para o metabolismo e indica pouco controle da glicose ou resistência à insulina, tanto que uma das maiores ameaças à saúde do século XXI é a diabetes.

    Segundo o que venho aprendendo com o livro e vivenciando com a alimentação saudável o “açúcar não é uma história doce”.  Os causadores de doenças metabólicas são os alimentos processados, doces e bebidas açucaradas (bolos de pacotes, doces, bolachas e refrigerantes), pois estão associados ao consumo compulsivo, eles enganam o nosso cérebro, já que são absorvidos quase que imediatamente pelo sangue e isso faz o cérebro acreditar que estamos famintos e precisamos de mais comida...  

    Então, é preciso “comer e beber alimentos com pouco açúcar e baixo índice glicêmico vai melhorar a sua saúde metabólica interna — é o que realmente importa (mais do que o peso) para os seus telômeros.”

     Temos três inimigos para as células: a inflamação, resistência à insulina e estresse oxidativo.

    Para combater a inflamação o melhor é parar de ‘alimentá-la’, diminuindo as citocinas, as mensageiras das inflamações... E como eu faço isso, Jac? Tudo gira em torno da glicose no sangue... “Lá vem você de novo querendo tirar o meu doce da boca” ... O jeito é parar de comer carboidratos refinados (pão branco, arroz branco, massas), doces, refrigerantes, sucos e a batata frita.

    Então o que devo comer, Jac? Para prevenir uma resposta inflamatória elas sugerem que deveríamos ingerir, morangos, amoras, frutas vermelhas, uvas vermelhas e arroxeadas, abacaxi, brócolis, tomates vermelhos e suculentos, alho-poró e cebola, pois eles contém flavonoides ou carotenoides. Mesmo sabendo que com a idade os telômeros se encurtam, mas podemos ajudar para que isso aconteça lentamente.

    Coma peixes gordos frescos (atum e salmão, por exemplo), vegetais folhosos, óleo, semente de linhaça, frutas secas e sementes. Evite as frituras, bolachas de pacotes, biscoitos, salgadinhos, etc.

    O estresse oxidativo você também combate com a ingestão de frutas e verduras, feijão, frutas secas e chá verde. Quando você toma um refrigerante como não tem fibras para deter a carga de açúcar é absorvida rapidamente, logo o pâncreas vai liberar insulina para empurrar a glicose (açúcar) para dentro da célula, dentro de 20 minutos a glicose se acumula na corrente sanguínea, o fígado começa a transformar o açúcar em gordura. Em sessenta minutos o nível de açúcar no sangue cai e você começa a querer obter mais açúcar e quando isso ocorre com bastante frequência, você pode adquirir a resistência à insulina. Quase tudo que é considerado sobremesa (biscoitos, sorvetes, bolos, balas) e também os produtos refinados (pão branco, arroz branco, massas, batatas fritas) são fontes de alto níveis de açúcar, se liga, gente! Eu já tirei o açúcar da minha vida fazem 8 meses e hoje aprecio muito mais o verdadeiro sabor das coisas.

 

RESUMÃO!

  1. A dieta mediterrânea foi eleita a mais prudente.

  2. Consuma fontes de ômega 3 (salmão, atum, vegetais folhosos e linhaça). Não esqueça das algas!

  3. Diminua o consumo de carnes processadas (defumada, salgada, curada) tal como presunto, salsicha, ou carne enlatada. Que tal ser vegetariano por um dia na semana?

  4. Evitar alimentos e bebidas adoçados e processados (refrigerante, suco de caixinha, bebidas em pó).

    Por hoje ficamos por aqui, votaremos na próxima semana falando sobre os grupos sócias e a exposição aos tóxicos. Um beijo no coração e até a próxima!

Please reload

  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • YouTube - White Circle
Navegue com a Jac:
Destaques

Pelos sertões que andei... de Recife a Petrolina

July 31, 2017

1/7
Please reload

Please reload