O Segredo está nos Telômeros VI

July 18, 2018

    Chegamos ao final da nossa leitura e interpretação do livro O Segredo está nos Telômeros, das autoras Elissa Epel e Elizabeth Backburn. Por fim vamos falar sobre os agentes químicos que são tóxicos para os nossos telômeros.

    Eles fazem parte do ambiente físico, muitos são silenciosos e o comprimento dos nossos telômeros são os indicadores dessas constantes exposições a essas toxinas.

Pesticidas, são usados na agricultura e na jardinagem (Alacloro, Metalacloro, 2,4-D, Permetrina).

Cádmo: metal pesado presente na fumaça de cigarro, lixo eletrônico e em panelas.

Chumbo: metal pesado encontrado em tinta, batom, tinturas de cabelos.

 

Como podemos nos proteger?

    Depois que percebemos a presença de agentes químicos genotóxicos nos nossos produtos de limpeza de uso doméstico e nos cosméticos a alternativa é optar por produtos naturais.

    Evite garrafas de plásticos e utensílios de cozinha de plástico, mesmo aquelas que estão livres de BPA (Bisfenol A), pois podem conter outros agentes nocivos. Evite colocar plástico no micro-ondas, mesmo aqueles que dizem que são apropriados para isso, pois apesar de não se deformarem quando aquecidos, não existe garantia de que uma dose do plástico não vá para a comida.

 

RESUMÃO!

  1. Reduza a sua exposição aos tóxicos;

  2. Coma menos gordura animal e laticínios;

  3. As partes gordas contém certos bioacumulativos, até os peixes que tem algo que contrabalanceie isso devemos comer com moderação... é o caso do salmão e atum que contém ômega 3, que é bom para os telômeros;

  4. Pense no ar ao grelhar uma carne: use sempre ventilação ao cozinhar ou grelhar uma carne e não coma as partes queimadas por mais gostosas que sejam... Essa parte pra mim é muito difícil, não resisto a uma carne beeeem passada, sola-de-sapato kkkkkk, me ferrei!

  5. Evite pesticidas em seus produtos;

  6. Compre produtos orgânicos, ou tenha uma horta;

  7. Quando eu compro frutas e verduras que não sejam orgânicos eu retiro os agrotóxicos das frutas e verduras utilizando o bicarbonato de sódio;

  8. Use produtos de limpeza que contenham ingredientes naturais. Eu faço com os bagaços dos limões exprimidos um desinfetante muito cheiroso;

  9. Encontre produtos para cuidados pessoais que sejam seguros;

  10. Busque os orgânicos ou os totalmente naturais. Um hábito muito importante de se criar é o de lê os rótulos dos ingredientes, eu tenho feito meu hidratante, meu creme dental, minhas maquiagens ou compro as linhas de cosméticos recomendadas como sendo seguras com relação a esses produtos tóxicos;

     

     

     

     

  11. Compre tintas para pintar a sua casa que não sejam tóxicas;

  12. Evitem tintas que contenham cádmo, chumbo ou benzeno. Fique de olho no rótulo!

  13. Compre mais planta para casa: duas para cada 30,5 metros quadrados é o ideal para manter o ar filtrado;

  14. Apoie as áreas verdes urbanas: áreas verdes geram benefícios para a mente e o corpo e toda a comunidade se beneficia. Faça a diferença, seja voluntário, plante árvores.

    Bom, pessoal, aqui encerro este livro maravilhoso, no qual recomendo muito a leitura. O que citei aqui foram pequenas partes da grandiosidade do aprendizado deste universo à parte que são os telômeros. Espero que tenham gostado e não deixem de comentar. Um beijo no coração e até a próxima!

Please reload

  • Facebook - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • YouTube - White Circle
Navegue com a Jac:
Destaques

Pelos sertões que andei... de Recife a Petrolina

July 31, 2017

1/7
Please reload

Please reload